segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

ENTREVISTA - DISRAELI PONTE


Trabalho e novos investimentos visam mudar o perfil do Hospital Dr. Estevam



"Vamos ampliar o número de leitos da maternidade, dobrando a capacidade de atendimento desse serviço".

Novos investimentos e mudanças de foco no atendimento do Hospital, além de melhorias no relacionamento humano entre profissionais e pacientes. Esses são alguns dos desafios que estão postos ao diretor geral dos Hospital Dr. Estevam, Disraeli Ponte. "O nosso objetivo é fazer com que o Hospital se posicione à altura do desenvolvimento de Sobral", diz o empresário.

SaúdeNews - O Hospital Dr. Estevam, ao final deste ano de 2015, tem motivos para comemorar? 

Disraeli Ponte - Muitos motivos. Eu diria que o principal deles é que, apesar das limitações financeiras e dos problemas estruturais, nós conseguimos ampliar o atendimento e também o quadro de profissionais médicos e especialidades. Implantamos novos serviços, como o Centro Especializado em Urologia, a reforma completa da Psiquiatria, o Consulta Popular com Hora Marcada e o novo serviço de Clínica Médica, que será inaugurado em janeiro. Além disso obtivemos a renovação do selo Hospital Amigo da Criança por mais 5 anos. O nosso objetivo é fazer com que o Hospital se posicione à altura do desenvolvimento de Sobral. 

SN. Quais são os resultados da atual gestão?

DP- Acredito, sinceramente, que as conseqüências e o alcance de resultados são construídos diariamente, ao final de cada jornada de trabalho. E este nosso esforço diário está sendo compreendido pela população quando observamos a recente pesquisa interna feita sobre a qualidade do atendimento nos vários serviços do Hospital, por exemplo, que indicou níveis de satisfação variando entre 75% e 80% dos pacientes. Estes resultados nos animam muito porque indicam que estamos no caminho certo.  

SN. O senhor, como líder da organização, como motiva seus funcionários para o aprimoramento dos processos e para a busca de novas idéias?

DP- Nós aqui procuramos sempre desenvolver as potencialidades dos nossos colaboradores e motivá-los através de cursos etc. e da própria valorização de cada um, sempre dando espaço para sugestões e respeitando a opinião de todos que trabalham neste Hospital. Até porque temos a consciência de que o nosso quadro de colaboradores é o maior patrimônio da empresa. São eles que fazem o Hospital funcionar e obter os resultados que ele vem alcançando. São pessoas vocacionadas que estão aqui por amor, que têm vínculo afetivo com o Hospital Dr. Estevam. Acho que não existe motivação maior para alguém quando se tem laços de amor e afetividade com o seu espaço de trabalho.

SN- Na sua opinião, qual o perfil de um funcionário engajado no sistema de gestão pela qualidade?

DP- Em qualquer empresa ou instituição, o profissional precisa ter atitude e qualificação para exercer um cargo. No caso do Hospital, que é uma empresa que lida com vidas humanas, esses atributos precisam estar mais ampliados. Mas eu diria que o perfil dos colaboradores do Hospital Dr. Estevam é o espírito de solidariedade que existe entre todos que aqui trabalham.  

SN. Investimentos para o futuro?


DP- No momento atual nós estamos empreendendo esforços para entregar à população o novíssimo setor de Clínica Médica do Hospital Dr. Estevam, com foco 100% no atendimento particular. A Clínica Médica contará com 30 leitos para atender pacientes clínicos e cirúrgicos. Esse novo setor será inaugurado já no mês de janeiro. Também para 2016 já está em projeto a reforma completa do Centro Cirúrgico, com as obras tendo início no mês de março. Pretendemos fazer também o Centro de Parto Normal, com foco na humanização. Vamos ainda ampliar o número de leitos da maternidade, dobrando a capacidade de atendimento desse serviço.