segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Hospital Dr. Estevam esclarece lei de acompanhamento de partos


Contar com um acompanhante - direito garantido por lei – pode fazer a diferença entre uma experiência traumatizante ou gratificante.
Trabalhos de parto às vezes se esticam e nem sempre a maternidade mantém alguém à disposição o tempo todo. Ter um acompanhante em tempo integral é uma garantia de não se sentir sozinha nem abandonada em um momento decisivo. Esse apoio é ainda mais importante para quem nunca deu à luz – e naturalmente fica mais insegura. 
Contar com um acompanhante também reduz o estresse, prejudicial ao trabalho de parto. Estudos mostram que as vantagens não param aí: mulheres que dão à luz na companhia de pessoas de confiança tendem a sentir menos dor, recorrer à cesárea com menor frequência, avaliar a experiência do parto mais positivamente, encontrar mais facilidade nos cuidados com o bebê e a amamentar por mais tempo.  

Claro que contar com o apoio do companheiro é tudo de bom, mas o acompanhante pode ser qualquer pessoa, da família ou não. A decisão é sua e o importante é escolher alguém capaz de transmitir confiança e serenidade.