segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Hospital Dr. Estevam na prevenção do câncer de próstata


NOVEMBRO AZUL - HOSPITAL DR. ESTEVAM

Direção, médicos e colaboradores do Hospital juntos 
na campanha contra o câncer de próstata 



Após encerramento do Outubro Rosa, evento que busca alertar as pessoas sobre a importância da descoberta precoce do câncer de mama, o Hospital Dr. Estevam iniciou na sexta-feira, dia 6, a programação do “Novembro Azul”, mês internacionalmente dedicado às ações de prevenção ao câncer de próstata e à saúde do homem. A programação, que incluirá palestras e campanhas de prevenção, vai atender tanto os funcionários do Hospital quanto o público externo. 
Ainda na sexta-feira, dia 6, o Hospital distribuiu camisetas com o símbolo da campanha para os seus colaboradores. Haverá também a distribuição de panfletos educativos esclarecendo sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. 
Durante o "Novembro Azul" no Hospital Dr. Estevam, todos os funcionários acima de 40 anos terão a oportunidade de fazer o exame de PSA (Exame de sangue que mede os níveis de PSA – enzima produzida pelas células da próstata). A programação contará ainda com palestras e atividades variadas durante o mês de novembro. 

Incidência

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.

Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.